ALTO ARAGUAIA

Capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) será ofertado em Alto Araguaia

Por araguaianews em dezembro 12, 2017

READEQUAÇÃO

Capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) será ofertado em Alto Araguaia

Ação foi definida em reunião com o prefeito Gustavo Melo. Evento irá reunir produtores e entidades de três municípios.

Assecom/AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), em parceria com a Norte Brasil Linha de Transmissão de Energia, irá realizar uma capacitação para a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação foi definida em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11), junto com o prefeito municipal, Gustavo Melo (PSB) e representantes da Dossel, contratada da empresa de energia.

Voltado para produtores rurais, técnicos da área, sindicatos rurais, agricultores, lideranças e pessoas interessadas no tema, a capacitação visa orientar a construção de modelos de restauração, produção florestal e agroflorestal visando o retorno econômico através do manejo da Áreas de Preservação Permanente (APP). O evento será realizado no dia 09 de abril do próximo ano, no auditório da Câmara Municipal de vereadores. Farão parte os municípios de Alto Araguaia, Alto Garças (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO).

Segundo a consultora ambiental da Dossel Ambiental, Fany Mamed, alguns produtores do município já fizeram o cadastro, porém ainda faltam outros. “O objetivo é a readequação da reserva legal. Isso é o cumprimento de uma exigência e uma condicionante estabelecida pelo Ibama para a licença de operação da linha de transmissão de energia que passa pelo município”, explica.

De acordo com a empresa, no total, são 85 municípios, de Porto Velho (RO) à Araraquara (SP), afetadas por essa linha de transmissão. Toda a região, deverá ter as suas propriedades rurais com as suas reservas legais readequadas e inscritas no CAR.

O prefeito municipal, Gustavo melo, expõe que a compensação ambiental deve ser realizada e que é preciso mobilizar todos os envolvidos para as orientações. “Nossa cidade precisa dessa capacitação para juntos traçarmos metas, principalmente com os pequenos produtores, e em especial naquelas propriedades rurais onde o linhão passou”, diz o gestor.

 O CAR – O Cadastro Ambiental Rural, serve como registro público eletrônico de âmbito nacional sendo obrigatório para todos os imóveis rurais. O documento tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como das áreas consolidadas. Estes compõem base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Fonte: Fonte: Assessoria AA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página

Compartilhe conosco

Envie sua sugestão de notícia, foto ou vídeo!

contato@araguaianews.com.br
(66) 9 9952-7165

© ARAGUAIA NEWS
PORTAL DE NOTÍCIAS DE ALTO ARAGUAIA - MT