Pequenos produtores de Alto Araguaia recebem tanque resfriador de leite

Prefeitura fará a construção de uma base física para abrigar o equipamento, afim de oferecer qualidade na produção e higienização.

Por araguaianews em dezembro 21, 2017
Prefeitura fará a construção de uma base física para abrigar o equipamento, afim de oferecer qualidade na produção e higienização.

Secretario municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoelito dos Dias de Rezende.

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), recebeu um novo resfriador de leite. Destinado aos pequenos produtores rurais, o equipamento, com capacidade de armazenar mil litros/leite, foi destinado através do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

Beneficiada, a prefeitura fará a construção de uma base física para abrigar o equipamento, afim de oferecer qualidade na produção e higienização. O município foi selecionado de acordo com a demanda e potencialidade de produção do leite. Apenas na região da Água Emendada, zona rural de Alto Araguaia, a produção de leite chega a dois mil litros por dia.

Desde maio deste ano, o prefeito Gustavo Melo (PSB) tem dialogado com a classe produtora e buscado parcerias, uma delas, através do Sebrae, com o projeto “Nosso Leite”. Para o secretario municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoelito dos Dias de Rezende, o setor terá melhorias. “Com este resfriador, nós teremos uma produção do leite com mais qualidade, visto que estaremos inserindo tecnologia para auxiliar o homem do campo. É ainda um meio para aumentar a produção”, reforça.

De acordo com a Seaf, o equipamento fortalece o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, que visa modernizar os processos de industrialização e obter maior qualidade do leite produzido no Estado.

Cerca de 50 mil propriedades da agricultura familiar exercem a atividade leiteira em Mato Grosso, sendo esta responsável por 55% da produção do leite. Atualmente, o Estaco ocupa o 10º lugar no ranking dos maiores produtores de leite do país, com produção de 734 milhões/ano. O investimento do Governo no programa Pró-Leite é de R$ 2,1 milhão.

Gallery Thumb 1

Fonte: Assecom/AIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *