Saiba como funciona uma cooperativa de reciclagem

A população brasileira gera diariamente aproximadamente 126 mil toneladas de lixo

Por araguaianews em janeiro 30, 2018

Saiba como funciona uma cooperativa de reciclagem

Cooperativa de reciclagem

Foto: vaicomtudo

A população brasileira gera diariamente aproximadamente 126 mil toneladas de lixo e são muitas as discussões sobre o destino deste material e o que fazer para que ele não prejudique o meio ambiente. A reciclagem tem sido uma grande solução e ela começa dentro de casa, com a separação do lixo. Mas e depois? Qual é o processo até que esses resíduos sejam reciclados?

As cooperativas de reciclagem desenvolvem o processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras, mas até esta fase existe uma série de etapas que a antecedem:

Coleta: nela os catadores coletam o lixo reciclável como alumínio, papel, plástico e vidro, e entregam à cooperativa. Essas empresas contam com o trabalho dos catadores ou até mesmo funcionários dessas próprias empresas.

Triagem: quando o material chega às cooperativas ele precisa ser separado para que nas empresas recicladoras sejam tratados e reciclados, portanto, devem ser colocados em seus respectivos latões, de acordo com o tipo de cada material.

Prensa: o material já separado é prensado e para que isso aconteça é preciso de grandes prensas que compactam material em grande quantidade.

Venda: nessa etapa todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que fazem o processo de reciclagem, tornando a usar esses materiais como matéria-prima.

Cooperativa de reciclagem

Foto: novotempo

As cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram para a valorização do trabalho de catadores.

Uma cooperativa do Distrito Federal, chamada “100 Dimensões”, realiza cursos de capacitação profissional, promove oficinas de artesanato com parte do material recolhido e é constantemente chamada para trabalhar em eventos.

A reciclagem auxilia no processo de preservação ambiental, ao passo que diminui o uso de recursos naturais para a fabricação de embalagens.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *