MT tem 139 cidades com alerta de tempestades

Chuvas intensas acompanhas de ventos fortes devem atingir 139 dos 141 municípios de Mato Grosso neste final de semana. O alerta de tempestade foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec)

Por araguaianews em fevereiro 4, 2018
CHUVAS FORTES

MT tem 139 cidades com alerta de tempestades

ELAYNE MENDES
Gazeta Digital

TEMPESTADE-CUIABA.jpg

Chuvas intensas acompanhas de ventos fortes devem atingir 139 dos 141 municípios de Mato Grosso neste final de semana. O alerta de tempestade foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), após em um período de 24 horas, acumulado de chuva em mais de 90% do Estado superar média histórica.

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já estão atuando sobre o Centro-Oeste, vão ganhar força e aumentar o risco de temporais, atingindo todos os estados desta região. Para este sábado (3), o alerta para Mato Grosso é de temporais, especialmente nas áreas mais ao norte. “O tempo será chuvoso na maior parte do dia. Essa intensificação das áreas de instabilidade está associada à queda acentuada da pressão atmosférica durante o fim de semana”.

Ainda conforme o especialista, no domingo (4) as áreas de instabilidade ficam ainda mais fortes e aumentam as condições para temporais. “Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas horas do dia. As áreas de instabilidade associadas com a ZCAS tendem a ficar muito ativa até dia 8 de fevereiro, mas a partir tendem a enfraquecer”.

Porém, conforme Nascimento, a trégua do período chuvoso será curta, pois a partir do dia 15 a concentração da chuva muda novamente e a possibilidade de tempestades volta com mais frequência e maior volume. Ipiranga do Norte, Vila Rica e Itanhangá são os únicos municípios em que chuvas serão apenas passageiras.

A orientação para a população é buscar abrigo em local seguro, se houver tempestade, evitando lugares abertos como campos e árvores, que podem atrair os raios. Também é necessário o cuidado de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, que podem cair com a força dos ventos

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *