Líderes do PSD enfrentam resistência na base para manter apoio a Taques

Outros partidos como PSDB e DEM também estão com o mesmo problema junto à militância política

Por araguaianews em fevereiro 5, 2018

Líderes do PSD enfrentam resistência na base para manter apoio a Taque na eleição

  1. Outros partidos como PSDB e DEM também estão com o mesmo problema junto à militância política

partido Apesar de tentar demonstrar que a boa relação com o governador Pedro Taques (PSDB) está restabelecida, os dirigentes do PSD estão enfrentando dificuldades para convencer as bases partidárias da manutenção da aliança nas eleições de 2018. Quando o vice Carlos Fávaro e os deputados estaduais tentam fazer a defesa do tucano no grupo de WhatsApp que a sigla mantém para interação interna, são duramente criticados pela militância que inclui prefeitos, vereadores e membros dos diretórios ou comissões provisórias municipais.

“Toda vez que o Fávaro e os deputados resolvem defender o governador, tomam peia no grupo do partido. A militância está revoltada com o Pedro Taques e quer tomar outro caminho nas eleições. Pelo menos 80% do partido quer o PSD na oposição”, relata um social-democrata que prefere não ser identificado.

A oposição a Taques é liderada internamente pelo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, que é pré-candidato a deputado federal. Outro que atua para levar o PSD para longe do governador é o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado.

Davi Valle/Rdnews

jose augusto curvo tampinha

Suplente de deputado federal, Tampinha ameaça deixar partido se aliança com o governador Pedro Taques ocorrer

Alguns integrantes do PSD já ameaçam deixar o partido caso a aliança com Taques seja mantida. O suplente de deputado federal José Augusto Curvo, o Tampinha, já se articula para aderir ao PTB, PV ou PSB se em março a manutenção da aliança estiver encaminhada.

“Não existe nada certo, mas estou conversando com os partidos e vou sair do PSD se insistir em apoiar Pedro Taques. O prazo é março. Sou médico e jamais posso apoiar novamente um governador que demonstra descaso com a saúde, permitindo que hospitais parem de atender a população”, afirmou Tampinha ao .

A resistência a Taques inclusive já afeta a relação dos deputados estaduais com suas bases eleitorais. Pedro Satélite chegou a ser vaiado quando defendeu o governo em reunião com correligionários de Cláudia, no Nortão.

De Itiquira, Ondanir Bortolini, o Nininho, segue apoiando Taques mesmo confidenciando para militantes mais próximos que “essa aliança não vai dar em boa coisa. Leonado Albuquerque também enfrenta desgastes na região de Cáceres da mesma forma que Wagner Ramos em Tangará da Serra e arredores.

Toda vez que o Fávaro e os deputados resolvem defender o governador, tomam peia no grupo do partido, diz militante

Com base em Rondonópolis, Gilmar Fabris, que se licenciou após a prisão na Operação Malebolge da Polícia Federal, voltou às atividades parlamentares defendendo abertamente a aliança com Taques é a única possibilidade viável para o PSD. Enquanto isso, Zé Domingos Fraga, que é irmão de Neurilan e mantém base em Sorriso, segue como único membro da bancada na Assembleia que defende a ruptura imediata.

A dificuldade com as bases partidárias não é exclusividade do PSD. O deputado federal Nilson Leitão, que esteve em conflito com Taques por conta de posicionamentos eleitorais e se reaproximou do correligionário após conversas na semana passada, também está precisando de muita lábia para convencer seus apoiadores que a reeleição do governador é o melhor caminho para o tucanato.

Problemas semelhantes ocorrem no DEM. Diversos quadros têm dito que a aliança com Taques encerra neste ano e apostam em Mauro Mendes, que está deixando o PSB e provavelmente vai aderir à sigla democrata, para contrapor Taques nas urnas.

Feijoada

Para demonstrar que seu grupo político caminha para a unidade em torno da sua reeleição, Taques recebeu dirigentes do PSDB, PSD e DEM para feijoada em sua residência no sábado. A principal ausência foi justamente de Mauro Mendes, dando sinal que realmente está se articulando para disputar o Governo do Estado.

Fonte: RDNEWS

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *