Ministério da Integração reconhece situação de emergência em cidade de Mato Grosso

O município de Mirassol D´Oeste (297 km de Cuiabá) teve a situação de emergência, devido às fortes chuvas no município, reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional

Por araguaianews em fevereiro 5, 2018

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em cidade de Mato Grosso

  1. Por: REDAÇÃO

O município de Mirassol D´Oeste (297 km de Cuiabá) teve a situação de emergência, devido às fortes chuvas no município, reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. Além do município de Mato Grosso, ainda foram reconhecidas a situação de emergência em municípios de outros seis estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Sergipe e São Paulo. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Reprodução

Chuva Campo Novo

Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar apoio da Defesa Civil Nacional para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas pelos desastres naturais.

Para acessar o apoio emergencial, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e um plano de resposta. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

A situação de calamidade pública em Mirassol D´Oeste começou no dia 9 de janeiro, quando a represa Carnaíba, que abastece a cidade estourou, após uma chuva torrencial que caiu sobre o município.

“Falta d’água, já é calamidade pública e não há previsão para solução do problema, onde mesmo nesse período de chuvas, gostaríamos de pedir para a população de Mirassol economizar água”, diz o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saemi), Valter César Coutinho.

As dificuldades para a realização das intervenções necessárias, pois o trecho do rompimento da barragem da represa de captação de água do Córrego Carnaíba acidentado, tem aproximadamente 30 metros de extensão e 6 metros de altura.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *