DIRETO AO PONTO

728X90

Sem coligações, eleições de vereador é acirrada

Por araguaianews em maio 6, 2020

Pela projeção do quociente eleitoral no pleito deste ano, para que a legenda garanta eleger um vereador em Alto Araguaia, são necessários pelo menos 900 votos

Com o fim das coligações para as eleições proporcionais estabelecido pela Emenda Constitucional Nº97/ 2017, no pleito deste ano a disputa se acirrará com intensidade entre os candidatos à Câmara Legislativa de Alto Araguaia para obter o quociente eleitoral suficiente para conquistar uma das 11 vagas. Como o cálculo é feito pelo voto dado à legenda, as coligações são observadas com reserva pelos candidatos dos partidos de menor projeção

Para o candidato a vereador, dependendo da coligação majoritária o horizonte se descortina em tons de aurora ou ocaso. O cenário ganhou uma complexidade inédita. Sem espaço no horário da propaganda eleitoral em rede de televisão e rádio, dependendo apenas das inserções na grade das programações, os pleiteantes ao cargo de vereador contarão este ano sobretudo com a força da internet.

Na avaliação do analista político e Asssessor Parlamentar Marco Aurélio a modificação da lei no sentido de proibir as coligações proporcionais em nada modifica o quociente eleitoral. “Não houve nenhuma modificação substancial no pleito deste ano. Os mesmos cálculos para o quociente eleitoral de 2018 vai prevalecer este ano”, ressalta Marco Aurélio.

Aurélio explica ainda que a novidade no pleito é que as vagas não preenchidos com aplicação do quociente partidário é a exigência de votação nominal mínima de 10%, distribuídas entre todos os partidos políticos que participarem do pleito, independente de terem ou não atingido o quociente eleitoral.

Em Alto Araguaia 75% dos partidos denominados nanicos devem ficar de fora do pleito, não se quer conseguiram formar chapa. A situação se agrava desde a formação da lista de candidatos, que segundo determina a lei deverá corresponder a 130% do número de vagas no legislativo, sendo 30% reservado às mulheres.

Mas segundo Marco Aurélio, as dificuldades serão enfrentadas tanto pelos pequenos como para legendas robustas como o MDB, DEM, PP, PSB e Pl local.

Pela projeção do quociente eleitoral, no pleito deste ano para que a legenda garanta eleger um vereador são necessários pelo menos 900 votos em Alto Araguaia. Isso transformará muitos candidatos a vereador a simples bucha de canhão.

Daí o temor dos estreantes em disputar em partido que já tenha candidato com mandato ou ex que tiveram mandatos, mas fica uma pergunta no ar, será que os atuais e ex vereadores terão novamente as quantidades de votos conforme eleições anteriores.

Como se calcula o quociente 
Para fazer a conta é necessário se saber quantos votos válidos foram obtidos na eleição.  O quociente eleitoral é definido, dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo número de cadeiras da câmara. Neste caso se despreza a fração se for igual ou inferior a meio (0,5), e acrescenta-se um, se for superior.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página

Compartilhe conosco

Envie sua sugestão de notícia, foto ou vídeo!

contato@araguaianews.com.br
(66) 9 9952-7165 (65) 9 99756363

© ARAGUAIA NEWS
PORTAL DE NOTÍCIAS DE ALTO ARAGUAIA - MT