728X90

Hospital Regional de Rondonópolis tem 13 servidores infectados e 20 monitorados

Por araguaianews em maio 20, 2020

Todos os casos que se enquadraram até mesmo como suspeitos estão afastados e são devidamente monitorados” diz a nota divulgada pela secretaria

Chega a 13 o número de servidores do Hospital Regional de Rondonópolis (216 km de Cuiabá) infectados pelo novo coronavírus e mais 20 sendo monitorados sob suspeita da doença. Apenas uma pessoa já foi recuperada pela Covid-19. As informações foram divulgadas na tarde desta quarta (20), por meio de nota da secretaria estadual de Saúde (SES-MT).

Todos os profissionais que testaram positivo ou que mantiveram qualquer tipo de contato com os diagnosticados cumpriram ou estão cumprindo regime de isolamento ou quarentena, além disso estão sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade.

Outro hospital sob reponsabilidade do Governo do Estado que registrou casos de infectados pela doença foi o a Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps), Adauto Botelho, em Cuiabá. Ao todo, 20 servidores testaram positivo para Covid-19 na unidade. Por lá, a SES informou que fez a desinfecção das instalações da unidade e faz acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, de forma a monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos.

Protocolo de ações

Em razão da pandemia da Covid-19, a SES, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, institiuiu protocolos de atuação dentro das unidades hospitalares do Estado, conforme orientação do ministério da Saúde.

Conforme nota técnica, o trabalhador que apresentar sinais e sintomas compatíveis com síndrome respiratória, deverão imediatamente prosseguir com as recomendações, como por exemplo, comunicar à chefia de forma imediata quando apresentar febre ou outro tipo de intercorrência.

“Todos os casos que se enquadraram, até mesmo como suspeitos, são afastados e devidamente monitorados” diz a nota.

Já nas ocorrências em que o profissional desempenhe atividades que elevam o risco de contaminação pelo vírus, como exemplo, trabalhadores da saúde e segurança fica na responsabilidade do empregador pelo encaminhamento do profissional para avaliação pela equipe da saúde ocupacional do serviço, que o encaminhará à rede de atenção à saúde (primária ou secundária) para avaliação clínica.

Após a avaliação clínica, se o profissional for considerado como caso suspeito, ele deverá ser encaminhado para o isolamento domiciliar pelo período de 14 dias, a contar do início dos sintomas, ou até que seja obtido o resultado do exame laboratorial.

Leia a nota na integra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou na tarde desta quarta (20), que foram confirmados 13 casos de Covid-19 entre os servidores do Hospital Regional de Rondonópolis, sendo que um deles já está recuperado. Há outros 20 casos suspeitos. Os demais profissionais estão em isolamento domiciliar e são monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade.

Todos os casos que se enquadraram até mesmo como suspeitos estão afastados e são devidamente monitorados. Isto é, as medidas protocolares estão sendo tomadas pela direção do hospital. 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *