ESPORTE

728X90

Cariocão ou Bagunção 2020? Acabou o mais desorganizado dos torneios

Por araguaianews em julho 17, 2020

Disputado em meio à pandemia, Campeonato Carioca foi marcado por polêmicas. E coroou Flamengo, campeão no campo e também nas confusões

Flamengo ergue a taça do Cariocão 2020. Ou seria 'Bagunção 2020'?

Flamengo ergue a taça do Cariocão 2020. Ou seria ‘Bagunção 2020’?

Antonio Lacerda/EFE

O Campeonato Carioca 2020 finalmente chegou ao fim. O torneio, que antes de seu início tinha o Flamengo como o claro favorito ao título, terminou da maneira que todo mundo esperava. Mas não é por isso que no meio do caminho não causou polêmicas que envergonham até mesmo o mais fanático dos entusiastas do futebol brasileiro.

Para começar: alguém consegue entender o regulamento? Até a parada por conta da pandemia de coronavírus, o Fluminense tinha a melhor campanha do estadual, mesmo sem ter vencido a Taça Guanabara, o primeiro turno do torneio. Ou seja, caso não tivesse tropeçado em jogos contra o Volta Redonda e o Macaé, disputaria a final do estadual mesmo se tivesse perdido a final da Taça Rio para o Flamengo.

Sim, é isso mesmo. O Fla, campeão da Taça Guanabara, poderia ter vencido também a Taça Rio e não ser declarado vencedor do estadual caso perdesse a finalíssima.

Por falar no Rubro-Negro, ninguém discute a qualidade do time que ergueu diversas taças nos últimos meses, mas disputar todos os jogos do estadual no mesmo estádio? Pois é. Provavelmente não por imposição do clube, mas com os rivais visando maiores lucros com bilheterias na fase pré-pandemia, todos eles optaram por “venderem seus mandos” e realizarem seus jogos no Maracanã.

Tecnicamente já o melhor time, o Flamengo ainda foi beneficiado por atuar apenas no campo em que está acostumado, e sem ter que fazer algum tipo de viagem para enfrentar rivais distantes.

Na verdade o Flamengo, campeão no campo, é também o campeão fora dele por toda a confusão causada durante o torneio. Sem aceitar a proposta para vender seus direitos de transmissão, o que é seu direito, o clube se envolveu em uma confusão até mesmo com os seus torcedores, ao “cobrar ingressos” para um jogo que seria transmitido na internet.

Se não bastasse a iniciativa ter desagradado grande parte de seus fãs, ela ainda deu errado, com o site não suportando a quantidade de acessos e assinaturas e só assim o jogo foi disponibilizado gratuitamente. E o clube, ao se flexibilizar a devolver o dinheiro dos torcedores que pagaram pela transmissão, fez questão de deixar claro que quem quisesse a quantia de volta “estaria prejudicando o Flamengo”.

Jogos foram disputados em meio à desintoxicação dos estádios

Jogos foram disputados em meio à desintoxicação dos estádios

Antonio Lacerda/EFE

Para completar, o clube, juntamente com o Vasco, foi o grande incentivador ao retorno do Campeonato Carioca mesmo em um momento em que o Brasil passava pelo epicentro da doença que já matou quase 80 mil pessoas no país.

Além de voltar a treinar antes da liberação da prefeitura, os dois times se uniram à Ferj para “forçar” as outras equipes a também retornarem. Além dos clubes pequenos, que sequer tinham jogadores para escalar, Botafogo e Fluminense, os outros grandes, tiveram que ir a campo para jogos oficiais com cerca de uma semana de treinamento.

Agora vale a reflexão. De que adiantou toda essa pressa para encerrar o Campeonato Carioca, se todos os outros estaduais sequer retornaram ainda e o Brasileirão só se inicia, daqui quase um mês, no dia 9 de agosto?

Entender provavelmente a gente não vai, mas podemos comemorar que o “Bagunção 2020” chegou ao fim!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página

Compartilhe conosco

Envie sua sugestão de notícia, foto ou vídeo!

contato@araguaianews.com.br
(66) 9 9621-1360 (65) 9 99756363

© ARAGUAIA NEWS
PORTAL DE NOTÍCIAS DE ALTO ARAGUAIA - MT