728X90

Formação de ciclone no litoral pode causar tempestades em 9 Estados

Por araguaianews em outubro 25, 2020

Alerta do Inmet diz que ventos poderão chegar a até 65 km/h, com rajadas, além de ondas em alto-mar com altura de até 4 metros

Ventos podem chegar a 65 km/h

Ventos podem chegar a 65 km/h

Alex de Jesus/ O Tempo/ Estadão Conteúdo 

Um ciclone de características subtropicais que começa a se formar no Oceano Atlântico pode provocar tempestades fortes nos litorais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia entre a noite deste domingo (25) e a próxima terça-feira (27).

De acordo com alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos poderão chegar a até 65 km/h, com rajadas, além de ondas em alto-mar com altura de até 4 metros.

Na segunda e na terça-feira, o nível de chuva pode variar entre 80 e 100 milímetros, além de atingir também a região centro-leste de Minas Gerais, inclusive a capital, Belo Horizonte. Ainda no sábado, a ANM (Agência Nacional de Mineração ) já havia alertado para a possibilidade de deslizamentos e precipitações em três barragens com nível de emergência 3 (o mais alto) no Estado, nos municípios de Ouro Preto, Nova Lima e Barão de Cocais.

Nos mesmos dias, é possível que haja chuva forte e tempestades com queda de granizo no Rio Grande do Sul, graças a um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, que atingirá também a Argentina e o Uruguai. O fenômeno deve se deslocar rapidamente a partir da segunda-feira e pode atingir ainda o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.

“As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais”, afirma a nota, emitida pelo Inmet em parceria com a Marinha do Brasil, o CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e o Cimaer/FAB (Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira). Os órgãos alertam ainda que os navegantes devem checar as condições antes de saírem ao mar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *