728X90

Festas em Família: os rituais de celebração da vida familiar

Por araguaianews em dezembro 26, 2020

As festas em família são rituais de celebração ou comemoração e podem apresentar diferentes sentidos baseados nas tradições familiares.

A vida cotidiana pode ser bastante agitada. O convívio familiar envolve todos os tipos de compromissos cotidianos que são realizados, muitas vezes, sem darmos atenção. Além dos acontecimentos repetidos diariamente, a vida em família inclui ainda os momentos especiais, as comemorações, as celebrações de todos os tipos, as chamadas festas em família.

Natal é tempo de reflexão e união. É quando famílias e amigos se encontram para celebrarem juntas a vida de Jesus Cristo. Cheio de simbolismos, o feriado de natal está entre os mais importantes do calendário cristão e representa o inicio da vida. Independente de como seja, em casa, viajando ou nas celebrações religiosas, a data é vista pelas famílias  como momento de esperança em um mundo novo.

Para além da troca de presentes, o Natal é dia de reunir quem amamos e vivenciar o nascimento de Cristo. Na casa de veraneio do araguaiense Bicanca, filho do saudoso Pedro Porfirio, pai de Hércules Borges, Hermes Borges e Suzana Borges, o almoço em família  é tradição. Pais, filhos, sobrinhos, irmãos e netos se reúnem com o propósito de confraternizar o nascimento de Jesus. “Neste dia, nos reunimos para refletir sobre o que precisamos fazer para melhorarmos uns com os outros e sobre o que Jesus faz por nós”, diz o grande líder Hércules Borges.

Após  as reflexões do ano inteiro, o natal é dia de festejar a vida de Cristo. Com a família da aposentada Fátima Cardoso que é filha do saudoso senhor Itamar, mãe de Fábio Luiz Cardoso, Laura e Carla não é diferente. Os encontros já começam na Quinta-Feira em São Paulo, onde residem e reúnem não só os parentes, mas também amigos, como o araguaiense Rogério Borges Machado e esposa. “Já é uma tradição tão forte que até os amigos estão inclusos. Estamos juntos em todas as datas festivas, mas no Natal é mais especial. É preciso, mais do que nunca, estar perto da família.

Para as crianças, o Natal também é muito esperado por causa dos presentes. Na casa da vovó Fátima Cardoso, não faltam presentes para os netos. “Fazemos toda uma decoração especial para este dia de natal, conta.

 

Fonte: Fonte: Grupo de Whatsapp

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *