728X90

Esses robôs dançando são muito mais assustadores do que parecem

Por araguaianews em janeiro 5, 2021

Vídeo da Boston Dynamics mostra um trio de robôs dançarinos, mas esconde um passado onde eles sofriam bullying pesado

Hoje eles dominam as pistas de dança, mas amanhã poderão dominar as cidades

Hoje eles dominam as pistas de dança, mas amanhã poderão dominar as cidades

REPRODUÇÃO/YOUTUBE/BOSTON DYNAMICS

A Boston Dynamics segue na missão de nos fazer achar a coisa mais normal do mundo ver robôs realizando atividades aparentemente fofas. O último vídeo da empresa mostra os robôs da empresa dançando Do You Love Me, de Berry Gordy Jr e cantada pelo grupo The Contours — a escolha da música já é assustadora, como as máquinas quisessem amor.

Vemos o trio Atlas (o mais avançado deles, que já deu um salto mortal em outro vídeo), o SpotMini (que está nos preparando para não adotar mais cachorros) e o novato, Handle, que parece um tanto com um dinossauro.

Sim, já estamos completamente mergulhados no vale da estranheza ao ver um amontoado de latas fazer coreografias e se mover como um humano querendo arrasar numa pista de dança.

Para os nerds de robótica, o vídeo mostra ainda os novos truques de Atlas, agora capaz de se apoiar numa “perna” só, enquanto rebola com ginga. O vídeo viralizou e tem mais de 20 milhões de visualizações no YouTube.

Esse taco de hóquei tem muita história pra contar

Esse taco de hóquei tem muita história pra contar

REPRODUÇÃO/YOUTUBE/BOSTON DYNAMICS

Mas o site Gizmodo observou um detalhe um tanto assustador: a presença de tacos de hóquei, usados por treinadores para praticar bullying com os robôs enquanto eles aprendem lições de equilíbrio. Não é difícil imaginar que essas memórias terríveis, com humanos fazendo maldades com as máquinas, esteja entranhada na programação deles.

Até o simpático cachorro-robô já foi chutado:

Hoje eles dominam as pistas de dança e amanhã podem querer dominar as cidades.

Robôs militares

A própria trajetória da empresa é longa e cheia de momentos de tensão e de memes. A empresa foi criada dentro do Massachusetts Institute of Technology e se separou dele em 1992.

Boa parte dos contratos da empresa são militares: inicialmente a criação de um sistema de treinamento para guerra área da Marinha dos EUA e logo depois o desenvolvimento de robôs quadrúpedes de carga para a DARPA, a agência de projetos militares avançados dos EUA.

Em 2013, a empresa foi comprada pela Google, por um preço nunca divulgado e vendida quatro anos depois para o SoftBank, uma gigante japonesa de investimento em tecnologia. Em dezembro, a Hyundai comprou 80% da empresa, em uma operação avaliada em R$ 4.570 bilhões (US$ 880 milhões).

Os robôs que hoje dançam amanhã estarão em campos de batalha ao redor do mundo e já foram referenciados em séries como Black Mirror e Sillicon Valley, e jogos como Heroes of Storm.

Se futuramente vermos robôs armados nas ruas e não resistirmos por causa desses vídeos fofos, parte da culpa é da Boston Dynamics e suas criações que viraram memes.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *