728X90

Anticoncepcionais são a ideia de cientistas contra esquilos invasores

Por araguaianews em janeiro 26, 2021

Um instituto inglês quer tornar as fêmeas de esquilos cinza inférteis e evitar um desastre ambiental

Eles são uma praga e parecem saber disso muito bem

Eles são uma praga e parecem saber disso muito bem

PIXABAY

Esquilos são bonitinhos, porém verdadeiras pragas. Para piorar, existem os esquilos cinzentos, considerados espécies invasoras que colocam em risco os esquilos vermelhos, nativos da maioria das regiões.

Há muitas formas de lidar com isso, mas cientistas de Londres trabalham aceleradamente em uma alternativa pouco ortodoxa: uma pílula anticoncepcional para a espécie.

Segundo o Daily Mail, esquilos cinzentos custam anualmente para a economia britânica cerca de R$ 12 bilhões (1,8 bilhão de libras) e vieram da América do Norte no século 19, transportados por proprietários de terras.

Desde então, os esquilos cinzentos se espalham rapidamente e empurram os esquilos vermelhos para mais longe, por compartilharem os mesmos hábitos ecológicos. 

Mas há uma diferença crucial: os esquilos cinzentos são maiores, comem mais e geralmente são mais agressivos.

No país, eles recebem a bela classificação de Espécies Alienígenas Invasivas (da sigla IAS, em inglês) e são reconhecidos mundialmente como “uma das 100 espécies invasoras mais perigosas do mundo”, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza.

Eles devem ser mortos com humanidade

Essa classificação nos revela um fato triste, descrito em detalhes no site da Associação Britânica de Controle de Pestes: quem captura um esquilo cinzento vivo não pode soltá-lo novamente na natureza, e passa a ser “legalmente obrigado a despachá-lo com humanidade”.

Um dos grandes problemas, como apontou um deputado Lord Goldsmith, durante sessão da Câmara dos Lordes, é que esses animais possuem uma técnica para arrancar cascas de árvores inglesas muito mais rápido.

Como se espalham sem controle, a vegetação nativa pode enfrentar perigos em algumas décadas, segundo ele.

Cientistas de olho na espécie

Enquanto políticos como Goldsmith clamam por leis para ajudar a vegetação e espécies nativas inglesas, cientistas correm atrás de soluções mais práticas. Uma delas é uma pílula anticoncepcional para esquilos cinzentos.

Essa linha de pesquisa é desenvolvida no Instituto Roslin, que prevê ao menos mais três anos de estudos e testes antes de resultados funcionais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *