ALTO ARAGUAIA

728X90

Semapa realiza visita técnica em queijaria de Goiás e busca implantação do Selo Arte em Alto Araguaia

Por araguaianews em fevereiro 18, 2021

PRODUÇÃO LOCAL

O Selo permite que produtos alimentícios artesanais possam ser vendidos em qualquer parte do território nacional

A comissão do município foi recebida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF/SENAR), Fernando Cezar Ribeiro

Na busca pela implantação do Selo Arte no município de Alto Araguaia (MT), a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (Semapa) realizou uma visita técnica na queijaria Santa Fé, em Santo Antônio do Descoberto, interior de Goiás, que produz mais de dez tipos de queijos artesanais. A iniciativa é um passo para conhecer as características empreendedoras adotadas, trocar experiências para produções a partir do leite cru, e as necessidades normativas para obtenção do documento.

“É um pedido do prefeito Gustavo Melo em direção a valorização e agregação de valor dos produtos oriundos da agricultura familiar em nosso município. Uma vez que temos o queijo cabacinha com uma das principais fontes de renda dos produtores, trabalhamos para impulsionar no mercado, gerar mais renda e qualidade”, menciona o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Dias de Freitas.

O Selo Arte permite que produtos como queijos possam ser vendidos em qualquer parte do território nacional desde que obedecido os critérios higiênicos-sanitários estabelecidos pela legislação vigente, sendo ainda um dos pré-requisitos para registro da Indicação Geográfica (IG). Atualmente o município faz parte do IG do queijo cabacinha e tem implantando o Selo Inspeção Municipal (SIM).

Durante a visita, a equipe composta pela coordenadora técnica Luzia Amélia Souza, a médica veterinária Nayara Bastos e a gerente administrativo da Semapa, Silvia Renata Ribeiro, também conheceram o funcionamento do campo de ordenha, recepção da matéria prima, área de produção, armazenamento e expedição dos produtos.

A comissão do município foi recebida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF/SENAR), Fernando Cezar Ribeiro, e pelo Técnico de Campo do Senar Mais-Agroindustria, Alan Afonso Passos. O órgão implantou projeto piloto no Estado de Goiás, onde a SEMAPA busca implementar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no município.

“A próxima etapa agora é a solicitação da adesão ao Selo Arte junto ao órgão competente do Estado [Indea], usando como exemplo o caderno do produtor, elaborado e certificado pelo Senar”, finaliza o secretário da pasta, João Dias de Freitas.

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página

Compartilhe conosco

Envie sua sugestão de notícia, foto ou vídeo!

contato@araguaianews.com.br
(66) 9 9621-1360 (65) 9 99756363

© ARAGUAIA NEWS
PORTAL DE NOTÍCIAS DE ALTO ARAGUAIA - MT