728X90

Ação coordenada pelo Estado arrecada 200 cilindros de oxigênio que serão doados a hospitais

Por araguaianews em março 30, 2021

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), está coordenando uma ação solidária que reúne entidades representativas, empresas de diversos setores e a Assembleia Legislativa para doação e compra de cilindros de oxigênio para os hospitais do Estado. Em 48 horas, a força tarefa arrecadou 200 cilindros de oxigênio, uma doação equivalente a R$ 1 milhão.

Devido à pandemia da Covid-19, a demanda de oxigênio hospitalar aumentou muito e as empresas fornecedoras estão com dificuldade de distribuir o produto especialmente por causa da falta de cilindros. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de cilindros industriais para o envase, desde que sejam de oxigênio, argônio ou gases inertes.

“Iniciamos a articulação junto às usinas de Mato Grosso, oficinas mecânicas, todos aqueles que utilizam cilindros e pedimos que devolvessem os frascos vazios para os fornecedores. Esta mobilização começou a ganhar corpo e, como sempre, uma série de setores começou a nos procurar para ajudar comprando também cilindros novos, já com oxigênio, e criando uma grande corrente de solidariedade”, explica César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Um carregamento de 370 cilindros de oxigênio está chegando da China nos próximos dias e será destinado a Mato Grosso. A ação Oxigênio Solidário já contribuiu com a compra de 220 cilindros e a Assembleia Legislativa vai adquirir 200 cilindros. “É uma ação extremamente importante para darmos suporte, principalmente, aos hospitais do interior do Estado. Além da compra deste carregamento, vamos também trabalhar para outras compras”, explica Carlos Avallone, deputado estadual e coordenador do Observatório Socioeconômico da Assembleia Legislativa.

“É um momento de cooperação de todos. Sabemos que há dificuldade de atender o interior do Estado com os cilindros de oxigênio devido às barreiras logísticas e grandes distâncias. Por isso, trabalhamos para este produto essencial neste momento chegue a todos os hospitais de Mato Grosso”, diz Sílvio Rangel, vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e presidente do Sindalcool MT.

Além da doação dos cilindros, Governo do Estado e empresários também trabalham para a compra de cargas de oxigênio. “Caso não encontremos mais cilindros disponíveis no mercado, a sugestão é que possamos converter o valor em cargas de oxigênio. Cada pessoa utiliza, em média, quatro cilindros por dia e a rotatividade é muito grande”, explica o secretário César Miranda.

Quase 100 empresas e entidades representativas de Mato Grosso já fizeram doações. Para doar, basta ligar (65) 98444-8206 e falar com Eulália Oliveira, secretária adjunta Executiva de Desenvolvimento Econômico da Sedec.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *