Com o tema “Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a campanha Agosto Dourado busca conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno para a saúde da criança e a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar ao trabalho. Em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), ações de orientações e apoio são desenvolvidas durante todo o ano através da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM), de iniciativa das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.
Durante o mês que simboliza a luta e incentivo à amamentação direto do peito, o município realiza uma séria de ações para fortalecer o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais.
Nesta sexta-feira (04), um encontro irá debater a importância do leite materno, considerado o alimento padrão ouro por ser o mais completo para os primeiros meses de vida. Com início às 13h, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), gestores, profissionais da saúde, da assistência social, gestantes e mães, buscam fortalecer a rede apoio.
“O leite é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês. Temos que conscientizar a população e a classe empresarial da importância em ter este olhar para a mulher trabalhadora. O prefeito Gustavo Melo nos oferece todo suporte para que a rede de apoio se mantenha fortalecida, à exemplo tivemos vários benefícios, como a redução do leite de fórmula”, cita a secretária de Saúde, Manoela Nunes.