728X90

Com hub de inovação, ‘Cidade da Educação’ é entregue em São José

Para representar os mais de 38 mil alunos do Ensino Fundamental foram convidados alunos de duas escolas municipais

Por araguaianews em abril 7, 2022

Complexo unifica departamentos, programas e projetos da Secretaria de Educação e Cidadania da cidade paulista

A rede de ensino municipal de São José atende mais de 72 mil alunos

A rede de ensino municipal de São José atende mais de 72 mil alunos

CLÁUDIO VIEIRA/PMSJC

“É muito importante investir em Educação porque isso é pensar no futuro. E nós, alunos, somos a geração do futuro de São José dos Campos, poderemos mudar a cidade, o país e o mundo.” A frase da estudante Sara Souza, 12 anos, do 7º ano da Emef Profª Maria Nazareth de Moura Veronese marcou o dia 29 de março com a entrega da “Cidade da Educação”, complexo inovador para consolidar toda a gestão educacional.

Com ambientes e infraestrutura moderna, o complexo unifica departamentos, programas e projetos da Secretaria de Educação e Cidadania, e tem como novidade o Hub de Inovação na Educação, voltado para soluções educacionais que visam melhorar a qualidade do ensino com soluções criativas, tecnologia e parcerias.

O evento de abertura da Cidade da Educação reuniu autoridades, diretores e alunos de escolas municipais, convidados e servidores da Secretaria de Educação e Cidadania que agora têm nos espaços modernos do complexo a nova sede.

Com área total de 42.388,55 m², a Cidade da Educação irá atuar cada vez mais para oferecer ensino de excelência na rede municipal, fomentando a inovação a fim de tornar o município referência mundial na área. No espaço da atual sede da Secretaria de Educação e Cidadania, na Vila Industrial, será a nova UBS da Vila Industrial e a nova sede da Guarda Civil Municipal.

Salto para o futuro
Todos os investimentos e trabalhos da Educação municipal tem por foco principal os cerca de 72 mil alunos, todas as escolas municipais da rede direta e parceira e os profissionais da Educação. Representando as mais de 32 mil crianças atendidas pela Educação Infantil municipal, o grupo da Emei Profª Zilda Costa de Olveira formado por: Mateus Henrique Cunha, 5 anos, Helena Oliveira do Nascimento, 3 anos, Luísa Melo Csorgo, 4 anos, e Laura Yamada Torres, 4 anos, participou do evento como convidado especial e em seguida correu para se divertir no gramado. “Eu gosto da minha escola, do parque, de brincar e da comida”, disse Laura. “Ir para a escola é bom, a gente aprende e brinca”, destacou Luiza.

Para representar os mais de 38 mil alunos do Ensino Fundamental foram convidados alunos de duas escolas municipais, localizadas na vizinhança da Cidade da Educação. Os estudantes da Emef Profª Maria Nazareth de Moura Veronese, no Jardim da Granja, receberam o convite para participar do evento de abertura com animação. Após a visita, Bryan Júnior Gonçalves de Oliveira, 13 anos, do 8º ano, contou que aprovou os novos ambientes da Educação municipal. “Estou me sentindo muito importante aqui hoje”. disse Sara Souza. “Ter Educação é bom para todos, a escola nos ajuda a estudar e crescer melhor”. destacou Endrick Souza, 11 anos, do 6º ano.

O trio de alunos do 5º ano da Emef Profª Maria Augusta Moreira da Costa, no Jardim Uirá, Vinicius Galvão Vendramini de Souza, 10 anos, Daniel Braga Félix, 10 anos, e Jayden Sayuri Rodrigues Santos, 10 anos, também aproveitou a manhã diferente. “Eu achei aqui um lugar muito importante para desenvolver mais as escolas e melhorar ainda mais a Educação”, afirmou Daniel. “Sem Educação a gente não tem futuro, achei muito importante estar aqui representando todas as outras crianças”, disse Vinicius.

Homenagem
Já os servidores da Secretaria de Educação e Cidadania foram representados por Paulo Galvão, agente administrativo do setor de Follow-up que participou da cerimônia de descerramento da placa do novo prédio.

Há 36 anos na Prefeitura, Paulo é um dos funcionários mais antigos da Secretaria e considera a mudança de sede ‘um novo momento’. “Me sinto honrado por trabalhar na Prefeitura, este foi meu primeiro e único trabalho. Me sinto lisonjeado por participar deste momento e por poder contribuir todos os dias como servidor público. A mudança para este complexo é um marco na Educação, fazer parte disso é gratificante para mim”, contou. “Todo nosso trabalho tem por objetivo atender nosso principal cliente, que é o aluno que está lá na escola, ele deve ser o centro das atenções”, destacou.

Cidade da Educação
✓Área total: 42.388,55 m²
✓ Área construída: 10.794,61 m²
✓ Mais de 570 funcionários
✓ Estacionamento para mais de 300 veículos
✓ 150 câmeras de monitoramento
✓ 46 equipamentos de ar condicionado
✓ Infraestrutura de rede completa
✓ Nova sede do Programa Decolar, do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), do CEDEMP (Centro de Educação Empreendedora) e Hub de Inovação.
✓ A Rede de Ensino Municipal de São José atende mais de 72 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental em 162 escolas, entre rede direta e parceira.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *