27.5 C
Alto Araguaia
sexta-feira - 19 julho - 2024
HomeMato GrossoConsórcio de MT é pioneiro ao integrar sistema de inspeção de produtos...

Consórcio de MT é pioneiro ao integrar sistema de inspeção de produtos de origem animal

 O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai oficializar, na próxima terça-feira (28), a integração de 25 consórcios municipais ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O evento será realizado em Mirassol d’Oeste-MT, sede do Consórcio Nascentes do Pantanal, o primeiro de Mato Grosso a fazer parte do sistema.

O Sisbi-POA é um programa que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e a segurança alimentar. Com a integração, os consórcios poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional, com a mesma autorização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), vinculado ao Mapa.

Os consórcios integrados são de nove estados: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Eles demonstraram adequação e qualificação dos serviços de inspeção dos municípios a eles vinculados. O consórcio Nascentes do Pantanal, por exemplo, reúne 14 municípios mato-grossenses: Araputanga; Cáceres; Curvelândia; Figueirópolis d’Oeste; Glória d’Oeste; Indiavaí; Jauru; Lambari d’Oeste; Mirassol d’Oeste; Porto Esperidião; Reserva do Cabaçal; Rio Branco; Salto do Céu; e São José dos Quatro Marcos.

Além da integração, o evento também marcará o encerramento da edição 2022/2023 e o pré-lançamento da edição 2024/2025 do Projeto ConSIM, que orienta tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando a ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.

Fonte: O Documento

OUTRAS NOTÍCIAS