ALTO ARAGUAIA

728X90

CREAS de Alto Araguaia realiza ação nas escolas sobre combate à violência sexual contra crianças e adolescentes  

Por meio da Lei 9.970/2000, o 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por araguaianews em maio 20, 2022

O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é reforçado no mês de maio por meio da Campanha Faça Bonito. Em Alto Araguaia, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) de Alto Araguaia (MT), junto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público Estadual e parceiros, realizam orientações e mobilizações nas escolas levando mais informações sobre os sinais de alerta e canais de denúncias.

À exemplo, mais de 120 alunos da Escola Estadual Maria Auxiliadora receberam a equipe onde destacaram a importância do tema para o combate ao abuso e exploração. Conforme palestra da assistente social Juçania Bastos, a violência pode ocorrer de duas formas.

“O abuso é quando a criança ou o adolescente não se sente à vontade, como um toque, a presença de uma pessoa e até mesmo medo. A exploração pode estar associada a trocas, a dinheiro. Homem ou mulher, os agressores oferecem celular ou dinheiro em troca de ganhar um beijo ou de ver a criança ou adolescente sem roupa, por exemplo”, explica a profissional.

Para identificar sinais de violência contra a infância, a orientação é observar a mudança de comportamento além de ouvir e acolher sem questionar. A vítima se manifesta de diferentes formas, como silêncio predominante, volta a comportamentos infantis já abandonados, sofre mudanças de hábito, de concentração, perca de sono e descuido da aparência. O interesse por questões sexuais ou brincadeiras de cunho sexual também é uma característica, assim como proximidades excessivas de alguma pessoa.

A denúncia deve ser realizada em diversos canais. No Conselho Tutelar, pelo telefone (66) 99611-9542 ou (66) 3481-1889, na Polícia Militar pelo 190 ou (66) 99680-9744 e ainda pelo Disque 100.

A CAMPANHA – A campanha é alusiva ao crime ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Conhecido como “Caso Araceli”, a menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de tradicionais e influentes famílias do Espírito Santo. Por meio da Lei 9.970/2000, o 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fonte: ASSECOM AIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página

Compartilhe conosco

Envie sua sugestão de notícia, foto ou vídeo!

contato@araguaianews.com.br
(66) 9 9621-1360 (65) 9 99756363

© ARAGUAIA NEWS
PORTAL DE NOTÍCIAS DE ALTO ARAGUAIA - MT