23 C
Alto Araguaia
sexta-feira - 12 abril - 2024
HomeMato GrossoEmpreendedorismo rural é impulsionado com parceria do Senar e Sebrae/MT durante Feira...

Empreendedorismo rural é impulsionado com parceria do Senar e Sebrae/MT durante Feira em Cuiabá

O documento foi assinado durante a 13ª Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), Sistema Famato e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) assinaram termo de cooperação técnica para desenvolvimento de startups de base tecnológica para o estado de Mato Grosso. O documento foi assinado durante a 13ª Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal.

Além disso, para fomentar o empreendedorismo no campo o Sebrae e o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) tem gerado visibilidade, troca de experiências e estimulado o empreendedorismo para 30 agricultores familiares e 10 pequenos e médios empresários na 13ª edição da Feira do Empreendedor.

Os 40 expositores são dos setores de industrialização artesanal de doces, embutidos, mel de abelha, artesanatos entre outros produtos da agricultura familiar.

Para o apicultor, José Catarino Mendes, a parceria tem sido muito importante para que ele possa ampliar seus negócios. “É uma feira grandiosa e nós temos que agradecer por esse espaço, por termos oportunidades de ampliar os contatos e conquistar mais clientes. É excelente para divulgar nosso trabalho e nossos produtos. O Sebrae sempre tem dado oportunidades para alavancar nossos produtos”, falou.

O gerente relacionamento e coordenador geral de Feira do Empreendedor do Sebrae, Fernando Holanda explicou que um dos segmentos trabalhados em conjunto com o Senar é os atendimentos aos micros e pequenos produtores rurais.

“Por isso, surgiu essa ideia para comercialização de produtos desses empreendedores rurais na feira. A parceria surgiu com a formatação da feira do empreendedor. Um dos nossos pilares é ter parceiros em diversas áreas. Por isso, tem esse campo de exposição. O produtor rural também é empreendedor e vive daquilo que produz de forma artesanal”, disse.

O supervisor de assistência gerencial do Senar, Thiago Salapato ressalta que a Feira do Empreendedor vai impulsionar a ‘Feira Natural do Campo’ e fortalece a cadeia produtiva da agricultura. “Esse é o primeiro ano dessa parceria para trazer o pequeno e médio produtor para perto do consumidor final. O agricultor familiar também é um empreendedor rural e as vezes têm dificuldade de comercializar seus produtos. Essa parceria está dando muito resultado, além de dar um incentivo, o produtor ganha com visibilidade nessa feira importante para o Estado”, comenta.

Fonte: O Documento

OUTRAS NOTÍCIAS