728X90

Frio aumenta risco de covid-19 e de outras doenças respiratórias

Por araguaianews em maio 30, 2021

Clima frio e seco contribui para a multiplicação de vírus; frequentar locais fechados e com pouca ventilação também ajuda proliferação

No frio, os cuidados devem aumentar para não correr risco de contrair doenças respiratórias

No frio, os cuidados devem aumentar para não correr risco de contrair doenças respiratórias

ALOISIO MAURICIO /FOTOARENA/FOLHAPRESS

O frio aumenta o risco de proliferação da covid-19 e de outras doenças respiratórias. Quando a temperatura cai, o ambiente pode se tornar propício para essa disseminação, conforme explica o pediatra infectologista Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

“Alguns vírus têm por característica facilitar sua multiplicação em climas secos e frios. Os vírus do resfriado, da gripe e outros vírus respiratórios, em geral, tendem a essa característica, o que torna essas doenças sazonais“, afirma.

“É uma característica de muitos vírus respiratórios. Associado ao comportamento das pessoas, que, no frio, ficam mais próximas em ambientes mais fechados e menos ventilados, leva ao aumenta do risco de doenças respiratórias. Há um pico enorme, nesses meses de frio, de consultas, diagnósticos, hospitalizações e mortes por doenças respiratórias no mundo todo“, explica.

Segundo Kfouri, em relação ao coronavírus, a pandemia deixa um grande número de pessoas suscetíveis à infecção, portanto não é possível notar um aumento de casos devido à mudança climática. Mas, ele ressalta que, assim como outras doenças respiratórias, com o passar do tempo, o coronavírus pode se tornar um vírus sazonal, cuja circulação aumenta naturalmente em determinadas épocas do ano.

Para evitar a transmissão de covid-19, assim como de outras doenças respiratórias, no frio, o médico orienta fazer o distanciamento social e o uso de máscara, dar preferência a ambientes ventilados e realizar a lavagem das mãos. Para crianças, evitar frequentar creches e berçários muito precocemente, manter o aleitamento materno e evitar exposição ao tabaco.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *