O governador Mauro Mendes chegou à cidade de Haikou e foi recepcionado pelo vice-secretário de Relações Internacionais de Haikou

O objetivo é estreitar relações entre Mato Grosso e o estado chinês na busca por trocar experiências sobre a zona de livre comércio.

O governador Mauro Mendes e a comitiva de Mato Grosso chegaram à cidade de Haikou, na província de Hainan, China, na tarde de quarta-feira (08.11).

Mauro Mendes foi recepcionado pelo vice-secretário de Relações Internacionais de Haikou e os dois conversaram sobre a cooperação existente entre Brasil e China e da importância de se manter o livre comércio entre os dois países.

No município, Mauro Mendes irá se reunir com o prefeito e o governador da província. O objetivo é estreitar relações entre Mato Grosso e o estado chinês na busca por trocar experiências sobre a zona de livre comércio, já que o Estado está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada em Cáceres.

Mauro Mendes e comitiva irão conhecer a maior zona de livre comércio da China em atividade. Outra atividade na cidade será uma visita à Sinomach. A empresa governamental exportadora de máquinas agrícolas tem interesse em ajudar no financiamento da construção de silos para armazenagem de grãos para pequenos e médios produtores do estado.

Na cidade, o governo ficará por dois dias, seguindo, no dia 10, para o município de Shenzhen.

Fazem parte da comitiva do Governo de Mato Grosso os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. A primeira-dama Virginia Mendes e a filha do casal, Ana Mendes, também acompanham o governador e custeam as próprias despesas.

Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae compõem a comitiva.

Fonte: Secom MT