30.2 C
Alto Araguaia
segunda-feira - 20 maio - 2024
HomeBrasilGoverno suspende autorizações para caça do javali, único animal que pode ser...

Governo suspende autorizações para caça do javali, único animal que pode ser caçado por CACs

A Sociedade Rural Brasileira se posicionou contrária e por meio de nota, se mostrou preocupada com a suspensão das autorizações de manejo de caça de espécies exóticas como o javali. A caça aos javalis foi o principal argumento utilizado pelo Governo Bolsonaro em flexibilizar o porte de armas e o certificado para Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). O javali é o único animal que pode ser caçado pelos CACs.

Por meio do boletim do Sistema de Informação de Manejo e Fauna (Simaf), datada de 18 de agosto de 2023, foi informada a suspensão. A medida ocorreu em decorrência do Decreto 11.615, de 21 de julho de 2023, que determina que a caça para o controle de fauna invasora somente será autorizada pelo Comando do Exército.

“A presença de espécies exóticas como o javali na fauna e flora brasileira não só traz prejuízos ambientais como também vem gerando importantes impactos econômicos à agricultura brasileira. Destacamos ainda os sérios riscos sanitários que o javali representa para a pecuária nacional, ainda mais neste momento em que avança pelo país a retirada da vacinação contra a febre aftosa. É de conhecimento de todos que os javalis e os javaporcos são reservatórios de várias doenças, como a Peste Suína Clássica, a doença de Aujeszky e a Febre Aftosa”, diz trecho da nota.

Por isso, a Sociedade Rural Brasileira pede atenção do Ministério da Agricultura e das autoridades sanitárias para que esse impasse no controle destas espécies exóticas seja resolvido com celeridade. “A burocracia e a inoperância não podem colocar em risco o status sanitário do país, o minucioso trabalho de retirada da imunização da aftosa tão pouco o rebanho brasileiro”, encerrou o documento.

Fonte: O Documento

OUTRAS NOTÍCIAS