19.8 C
Alto Araguaia
domingo - 16 junho - 2024
HomeBrasilIpea lança 'Beneficiômetro', que mostra aplicação de impostos em áreas como saúde...

Ipea lança ‘Beneficiômetro’, que mostra aplicação de impostos em áreas como saúde e previdência

A ferramenta reúne 121 indicadores e busca evidenciar de que forma os tributos são devolvidos à população brasileira

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira (23) um indicador que reúne dados a respeito do destino dos impostos para as áreas de saúde, assistência social e previdência social. O Beneficiômetro da Seguridade Social reúne 121 indicadores das três áreas e inclui benefícios diretos e indiretos à população.

Segundo a coordenadora de Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Fabíola Sulpino, a ideia é que o indicador evidencie de que forma os tributos são devolvidos à população.

“Ele mostra os benefícios, a devolução, o que o Estado está garantindo em termos de benefício. Não é a totalidade, é uma primeira versão, mas a gente está mostrando por meio dele que tipo de benefício é esse. Uma consulta é um benefício, um exame é um benefício, um atendimento feito pelo serviço de assistência social é um benefício”, disse.

O indicador visa ampliar e qualificar a visão sobre seguridade social, listar benefícios existentes e qualificar a análise das políticas públicas de seguridade social, informou o instituto. Clique aqui para acessar os dados.

Segundo os coordenadores do projeto, a ideia é que o indicador seja aprimorado com o tempo e inclua informações cada vez mais detalhadas.

Fonte: noticias.r7.com

OUTRAS NOTÍCIAS