728X90

Lula cresce 10 pontos e reduz diferença contra Bolsonaro; Percent mostra presidente com 44% e petista vai a 33% em MT

No cenário espontâneo, Bolsonaro foi citado por 40,3% dos entrevistados, contra exatos 30% de Lula

Por araguaianews em agosto 4, 2022

Em um intervalo de seis meses, entre fevereiro e agosto deste ano, o ex-presidente Lula (PT), recuperou terreno em Mato Grosso, crescendo mais de 10 pontos nas sondagens da Percent. No sentido oposto, o atual presidente caiu cerca de 3% no mesmo período.

A pesquisa com abrangência estadual mostra a evolução dos números, com Bolsonaro oscilando para baixo. Em fevereiro deste ano ele tinha 47,7% das intenções de votos, depois, em junho, registrou 47,5%, e agora no mês de agosto caiu para 44,5%.

Espontânea

Já o ex-presidente Lula saiu de 22,5% em fevereiro para 32,6% em junho, e cravou 33,2% na quantitativa realizada entre 30 de julho e 2 de agosto, com 812 entrevistas presenciais nas cinco regiões mais populosas do estado.

No cenário espontâneo, Bolsonaro foi citado por 40,3% dos entrevistados, contra exatos 30% de Lula. O pedetista, Ciro Gomes, está em terceiro com 2% das citações.

Estimulda

Quando se apresenta nomes, cenário estimulado, mais uma vez Bolsonaro e Lula polarizam a disputa majoritária. O atual presidente conquistou 44,5% das intenções de votos, contra 33,2% do ex-chefe do Alvorada. Ciro abocanhou 4%.

Segundo a Percent, Lula é rejeitado por 37,2% dos eleitores, contra 31% de Bolsonaro. “O nosso gráfico de evolução é claro e preciso. Num intervalo de seis meses, o ex-presidente Lula deu uma arrancada de 10%, o que nos permite apontar para um crescimento consolidado. A continuar neste ritmo, eles (Lula e Bolsonaro) vão se cruzar nas pesquisas de opinião até meados de setembro aqui em Mato Grosso”, projetou Ronye Steffan, proprietário da Percent.

Metodologia

A mais nova pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 30 de julho e 2 de agosto com 812 entrevistas presenciais em Mato Grosso. Com intervalo de confiança de 95%, a sondagem tem margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-01064/2022 e BR-04455/2022.

Curva de evolução mostra crescimento consolidado do ex-presidente Lula (PT) nas três últimas pesquisas publicadas pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *