728X90

Mato Grosso recebe secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal

O encontro faz parte da programação de reuniões técnicas da força-tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force)

Por araguaianews em maio 10, 2022

Os secretários de Meio Ambiente dos nove estados que compõem a Amazônia Legal devem chegar em Cuiabá nessa quarta-feira (11) para discutir estratégias de enfrentamento ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. De acordo com o governo, além da secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, estarão presentes os secretários do Acre, Maranhão, Rondônia, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará e Tocantins. O presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (ABEMA) também deverá estar presente.

O encontro faz parte da programação de reuniões técnicas da força-tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force). Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam que Mato Grosso foi o que mais desmatou em janeiro e fevereiro deste ano, se comparado aos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Apenas em fevereiro, 96 km² de floresta foram derrubados em solo mato-grossense, o que corresponde a 32% do total. O estado também registrou a maior alta na devastação em relação a fevereiro do ano passado, de 300%.

Nas áreas de Amazônia Legal, em Mato Grosso, cada propriedade deve preservar 80% do território com vegetação nativa, e nas áreas de Cerrado e de transição, 35%. O restante da área é passível de autorização para desmate.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *