30.2 C
Alto Araguaia
segunda-feira - 20 maio - 2024
HomePolíticaMDB reelege Bezerra para o Diretório Estadual e adia decisão sobre Cuiabá

MDB reelege Bezerra para o Diretório Estadual e adia decisão sobre Cuiabá

Segundo a deputada Janaína Riva, não foi feito nenhum acordo quanto ao Diretório Municipal do MDB Cuiabá. O advogado Francisco Faiad deve seguir como presidente da provisória até 2024.

Os filiados do MDB se reúnem nesta quinta-feira (23.08), às 16 horas, no Hotel Holiday para eleger o Diretório Estadual da sigla. Após uma série de embates internos, o ex-deputado federal Carlos Bezerra deve ser reconduzido à presidência, acompanhado do deputado federal Juarez Costa e da deputada estadual Janaína Riva, como primeiro vice e secretária geral, respectivamente.

O Diretório Estadual que deve ser eleito conta também com o deputado federal Emanuelzinho, além de deputados estaduais, prefeitos e até suplentes do MDB. Apesar de alguns emedebistas verem como positivo o consenso para chapa única na direção em Mato Grosso, o presidente da Nacional, Baleia Rossi, estaria descontente com a decisão de adiar a eleição para o Municipal, para o ano que vem.

 “A gente conseguiu uma composição. Depois de muita briga, de muito xingamento, muito desgaste, nós conseguimos chegar em uma composição agora que atende a maioria do partido. Uma composição onde o Juarez está presente na chapa, onde está presente o Emanuelzinho, onde eu faço parte da chapa e o Bezerra continua como nosso presidente”, afirmou Janaína Riva.

Segundo a deputada, ainda não foi feito nenhum acordo quanto ao Diretório Municipal do MDB Cuiabá. O advogado Francisco Faiad deve seguir como presidente da provisória até 2024.

“Não existe consenso em relação a isso (Cuiabá). A maioria hoje do Diretório Estadual que deve ser eleito novamente, a maioria entende que não é hora de mexer com o Diretório de Cuiabá. Nós vamos esperar. Baleia Rossi ficou um pouco contrariado. Ele queria que atendesse o pedido do Emanuel, mas a maioria do partido decide com relação a isso e nós entendemos que agora não é o momento e a nacional respeita essa decisão”, garantiu Janaína.

O embate entre os emedebistas seria justamente porque o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defendia que seu grupo político assumisse o comando do Diretório de Cuiabá. O deputado estadual Juca do Guaraná Filho chegou a ser cogitado como alternativa. Mas a articulação se viu frustrada diante da composição para o Diretório Estadual com chapa única, garantindo a reeleição de Bezerra.

O ex-deputado federal comanda o MDB em Mato Grosso há mais de 40 anos. Segundo Janaína, garantir que ele se reeleja para um último mandato é um sinal de respeito à história do cacique emedebista. “Ele ouve, ele é democrático e esse partido só existe graças a ele. É uma dedicação impressionante”.

A expectativa para a eleição do Diretório Estadual é saber como deve ser confirmada a votação para a chapa e quais os rumos devem ser adotados pela sigla para o próximo ano. Isso porque, recentemente Emanuelzinho fez duras críticas alegando que o MDB há anos tem sido um partido de aluguel.

Outro ponto que vem influenciando na discussão sobre o comando do MDB em Cuiabá é o apoio incondicional do prefeito Emanuel Pinheiro à pré-candidatura de seu vice José Roberto Stopa (PV), que também enfrenta resistência com as siglas da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B).

Para Janaína Riva, o MDB não tem como prioridade uma candidatura própria em Cuiabá. Ela citou como exemplo o desgaste provocado pela briga política entre Emanuel e o governador Mauro Mendes (União) e o caso do ex-governador Silvar Barbosa, que era do MDB e foi preso e alvo de vários escândalos de corrupção.

“Não é a prioridade do partido, a meu ver, que a gente tenha que ter um candidato a prefeito. A gente precisa pensar como reconstruir esse ambiente partidário no MDB, porque não adianta nada você ter um prefeito se você não tiver um prefeito que ouça o partido. Não foi útil ao partido ter o prefeito da capital, pelo menos não aqui dentro do estado”, declarou Riva.

OUTRAS NOTÍCIAS