28.8 C
Alto Araguaia
segunda-feira - 22 abril - 2024
HomeMato GrossoMenor volume de chuvas exigiu replantio da soja em MT

Menor volume de chuvas exigiu replantio da soja em MT

A análise mostra um período marcado pela irregularidade das precipitações, especialmente nos meses de setembro a dezembro, impactando a semeadura da soja e exigindo replantios em algumas áreas.

Segundo o boletim, a escassez de chuvas durante esses meses, combinada com temperaturas acima da média, resultou em uma maior perda de água no solo. Os dados da estação meteorológica indicam que a reposição hídrica adequada só ocorreu no início de janeiro, representando um atraso significativo em comparação com anos anteriores.

Com um acumulado de precipitação de 1.613,2mm entre agosto de 2023 e março de 2024, este foi o menor valor dos últimos cinco anos, quando o volume registrado sempre ultrapassou os 2.000mm.

Zarc

Diante dos desafios climáticos, o setor produtivo tem recorrido ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para mitigar perdas. A ferramenta, baseada em dados históricos climatológicos, tipos de solo e cultivares, orienta sobre a melhor janela de plantio, considerando diferentes níveis de risco. O Zarc não apenas auxilia os agricultores na gestão de riscos, mas também influencia decisões de financiamento e seguros agrícolas.

Para aprimorar ainda mais o Zarc, uma rede de pesquisadores da Embrapa trabalha continuamente na expansão das bases de dados. As atualizações são validadas pelo setor produtivo, e as portarias com as janelas de semeadura são publicadas anualmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
OUTRAS NOTÍCIAS