728X90

Nasa registra suposto arco-íris em Marte e foto viraliza na internet

Por araguaianews em abril 8, 2021

Agência espacial norte-americana explica que o arco luminoso se trata de uma ilusão de ótica registrada pelo rover Perseverance

Para obter arco-íris na Terra, é preciso da luz do Sol e das gotas de chuva no céu

Para obter arco-íris na Terra, é preciso da luz do Sol e das gotas de chuva no céu

NASA

O rover Perseverance, da Nasa, a agência espacial norte-americana, capturou a foto de um fenômeno que chamou a atenção de internautas e rapidamente viralizou na internet: um suposto arco-íris em Marte.

Isso por que, para obter arco-íris na Terra, é preciso da luz do Sol e das gotas de chuva no céu. Se não há água em Marte, como o fenômeno poderia se manifestar no planeta vermelho? O público levantou duas principais hipóteses para o questão.

Após a repercussão da imagem, a Nasa se pronunciou. Em um e-mail ao portal Futurism, que publicou uma matéria sobre o assunto, o especialista em relações com a mídia do Laboratório Jet Propulsion (JPL, na sigla em inglês), Andrew Good, confirmou que o “arco-íris” era, de fato, um artefato causado pelas lentes do Hazcam, o conjunto de câmeras do Perseverance.

“O que você está vendo é um refleto de lente. Temos guarda-sóis nos Hazcams dianteiros, que foram considerados de missão crítica (já que precisamos deles para seguir em frente, e no geral, estamos avançando)”, escreveu. “Os guarda-sóis não eram considerados essenciais nas costas, então você ainda pode ver artefatos de luz dispersa em suas imagens.”

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *