25.7 C
Alto Araguaia
segunda-feira - 22 abril - 2024
HomeMato GrossoPecuaristas de MT são capacitados para escolher equipe na fazenda e melhorar...

Pecuaristas de MT são capacitados para escolher equipe na fazenda e melhorar produtividade

 Cerca de mil pecuaristas de pequeno a grande porte participaram do Acrimat em Ação, evento itinerante que percorre todas as regiões de gado de corte e de leite de Mato Grosso. O Estado possui o maior rebanho bovino do país, e a comitiva começou as palestras na região Oeste, a que possui o maior número de cabeças de gado no estado.

O evento que já está na 12ª edição, começou por Cáceres, o município com o maior rebanho do Brasil, e seguiu por Poconé, Lambari D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, e Pontes e Lacerda.

Nesta edição, a palestra tema foi a “A importância da equipe na atividade pecuária”. O zootecnista e mestre em Ciência Animal, Welton Cabral, explicou sobre os cuidados que os pecuaristas precisam ter ao escolher os colaboradores na fazenda. Além disso, destaca a importância da capacitação e da qualidade do ambiente de trabalho e como isso afeta na produtividade da porteira para dentro.

O presidente do Sindicato Rural de Lambari D´Oeste, Bruno Fernandes Farias, elogiou a iniciativa da Acrimat em promover o evento pela primeira vez no município. “Acreditamos que trazer esse tema, é importante para o pecuarista. A produtividade depende de uma equipe bem instruída e capacitada”.

Em São José dos Quatro Marcos, estudantes de Medicina Veterinária acompanharam a palestra, até mesmo jovens como a universitária Aline Dias, que ainda não atua no mercado de trabalho.

“Precisamos cada vez mais estar capacitados. Acompanhar essa palestra me fez abrir a mente e ver que a equipe tem grande peso na produção de qualquer fazenda. Quando me formar, pretendo ser a funcionária engajada!”, finaliza a estudante, destacando a parte da palestra que Welton exemplifica a diferença do funcionário engajado, não engajado e o desengajado.

A próxima rota começa nesta quarta-feira (29) em São José do Rio Claro, passando por Guarantã do Norte, Marcelândia, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Apiacás e finalizando dia 7 de março, em Nova Canaã do Norte.

O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Grupo Canopus e FS Bioenergia.

Fonte: O Documento

OUTRAS NOTÍCIAS