30.2 C
Alto Araguaia
segunda-feira - 20 maio - 2024
HomeSem categoriaPrefeitura vai organizar estradas de acesso ao canteiro de obras da usina...

Prefeitura vai organizar estradas de acesso ao canteiro de obras da usina solar

A Prefeitura de Ilha Solteira, por meios das Secretarias de Segurança e Trânsito e de Desenvolvimento Econômico, irá ajudar na organização das estradas de acesso ao canteiro de obras da usina solar “Novo Oriente”.

A Novo Oriente está sendo construída em uma área na Fazenda Paraíso, na zona rural de Ilha Solteira, pela mesma companhia responsável pela usina fotovoltaica construída em Pereira Barreto. A expectativa é que o empreendimento gere, no mínimo, 700 empregos diretos.

Na semana passada, o secretário de Segurança e Trânsito, Renato Augusto Alves, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zagma Rocha, estiveram no escritório da AGIS, empresa responsável pela construção da usina, para discutir o apoio da Prefeitura nesse início das obras.

No encontro, a construtora entregou aos secretários um croqui, com os acessos à área onde já está sendo construído o parque fotovoltaico. Ficou definido que a Prefeitura vai ajudar a organizar a região com sinalização, para facilitar o acesso dos veículos, e fluxo do tráfego no local, onde será o canteiro de obras.

 

Usina
A usina solar de Ilha Solteira será maior do que a construída em Pereira Barreto. Ela deve ser formada por seis parques, ou seis mini usinas, formando o Complexo Novo Oriente, que terá uma capacidade de gerar 250 MWac (MW corrente alternada).

A expectativa inicial é que o empreendimento gere 700 empregos diretos. Mas acredita-se que o número pode ser bem maior, podendo até dobrar. “É importante salientar que serão contratados vários tipos de profissionais para diversas áreas e atividades. Os empregos serão temporários. Porém, como esses profissionais serão capacitados pela EDPR Brasil, além de adquirirem conhecimento e experiência no ramo, poderão trabalhar futuramente em outras empresas, e também serem contratados novamente pela própria empresa para outros trabalhos e empreendimentos’, disse o gerente de construção da EDPR Brasil, Thiago Conde.

Outro ponto positivo, é que Ilha Solteira conseguirá, com a instalação da usina, aumentar a sua arrecadação, ganhando maior poder de investimento em outras áreas, com saúde, educação e infraestrutura.

A expectativa é que a usina entre em operação no segundo semestre de 2024.

Assessoria Prefeitura

OUTRAS NOTÍCIAS