A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia (SMS) realiza, nesta sexta-feira (15.mar.2024), um Dia D de triagem em todas as unidades básicas de saúde para encaminhamento de pacientes para serem atendidos pela unidade móvel do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), que estará no município na próxima terça-feira (19). O coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela, explicou que foram disponibilizadas vagas em exames para diagnosticar câncer de mama, de próstata, câncer de pele e bocomaxilo (câncer na boca) e exames de CCO (preventivo).

Ele fez um chamamento aos moradores com suspeita de câncer a procurar as unidades básicas de saúde nesta sexta-feira. “Demos preferência para a demanda que estava na regulação, fizemos uma triagem, mas as vagas não foram preenchidas. Ainda temos vagas para câncer de pele, câncer de próstata e bocomaxilo. Os pacientes que tenham qualquer alteração podem procurar as unidades que os profissionais estarão atendendo e fazendo essa avaliação para possível encaminhamento”, explica Vilela. O atendimento das unidades será em horário comercial.

ATENDIMENTOS DA UNIDADE DO HCanMT

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) traz a Campanha de Prevenção para Alto Araguaia, oferecendo atendimento a 450 pacientes através da sua unidade móvel.

A unidade móvel, que percorre diferentes municípios, dispõe de uma sala equipada com mamografia, consultório odontológico, ginecológico e sala para coleta de exames laboratoriais, incluindo teste de PSA em segundos. Os serviços gratuitos abrangem 100 consultas com cirurgião de pele, 100 consultas com urologista, 50 consultas com cirurgião de mama (incluindo mamografias), 100 consultas com bucomaxilofacial e 100 exames de Papanicolau (CCO) e 100 exames para câncer de próstata. Casos suspeitos serão encaminhados para o HCanMT para acompanhamento adicional.