728X90

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acompanha trabalho de prevenção da mosca do estábulo em Alto Taquari

Por araguaianews em abril 22, 2021

 

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), esteve no início desta semana acompanhando os trabalhos de fertirrigação na empresa Atvos e o controle que a empresa desenvolve para reduzir a mosca do estábulo.

  • Fonte: Ascom: Nota: Bruno Santos

A usina da Atvos em Alto Taquari produz etanol a partir da cana-de-açúcar. A empresa utiliza, na irrigação das lavouras de cana um subproduto proveniente da destilação do caldo da própria cana-de-açúcar fermentada, chamado de “vinhaça”. Consequentemente, a vinhaça acaba atraindo a mosca do estábulo e gerando problemas para os rebanhos de pecuaristas próximos às lavouras de cana.

A usina, por sua vez, realiza procedimentos para controlar a disseminação da praga diretamente nas propriedades, atendendo os produtores que possam ter problemas com a mosca. Neste caso, é feita a dedetização da propriedade. Já a equipe da Sama fiscaliza periodicamente a efetiva execução das ações.

De acordo com o secretário da Sama, Edislei Amorim, o acompanhamento é importante para verificar se a empresa está conduzindo com exatidão o controle da mosca. “A fertirrigação pode ampliar a disseminação da mosca, por isso, é necessário fazer este controle com muita eficácia, já que a pecuária local pode vir a ser prejudicada”, explicou Amorim.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *