23 C
Alto Araguaia
sexta-feira - 12 abril - 2024
HomeMato GrossoSema apreende madeira ilegal e embarga área de mais de 10 mil...

Sema apreende madeira ilegal e embarga área de mais de 10 mil hectares

Em operação de fiscalização no município de Marcelândia (a 640 km de Cuiabá), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), apreendeu 600 metros cúbicos de madeira, oriundas do desmate ilegal de 18 espécies de árvores, entre elas peroba, cedro e cambará rosa.

Além das madeiras em toras, dois tratores, uma carreta e uma carretinha agrícola foram apreendidas, e mais de 10 mil hectares embargados. Os agentes ambientais também aplicaram, em um único caso, R$ 600 mil em multa. Ao todo, nove pontos foram fiscalizados no município, com base em alertas remotos de monitoramento por satélite.

A tecnologia utilizada pela Sema-MT no combate aos crimes ambientais reúne imagens de satélite de alta definição de diversas fontes e fornece, em poucos minutos, dados precisos de todo o uso do solo no Estado, incluindo de desmatamento.

“A estratégia de atuação da Sema-MT inclui identificar o desmatamento ainda no início, enviando equipes a campo para realizar o flagrante e impedir o avanço do crime ambiental”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema-MT, Bruno Saturnino.

Leia Também:  Suspeito de assediar menor após festa de dia das crianças é preso

Toda a madeira ilegal apreendida, por se tratar de produto perecível, foi doada ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Marcelândia. A fiscalização ocorreu em mais uma fase da Operação Amazônia, encerrada na última semana (09.10).

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 99321-9997 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar -190.

Fonte: Governo MT – MT

OUTRAS NOTÍCIAS