Importante para a agricultura mato-grossense, a BR-158/MT terá seu último trecho pavimentado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, facilitando o escoamento da produção pelo Arco Norte e possibilitando a interligação com ferrovias brasileiras. Ordem de serviço assinada nesta terça-feira (26) garantiu os recursos para as obras entre os quilômetros 201,2 e 213,3, no município de Canabrava do Norte, com investimento inicial da ordem de R$ 40 milhões.
A região nordeste de Mato Grosso é considerada a nova fronteira agrícola do estado, especialmente em produtos como milho e soja. Com a pavimentação da BR-158/MT e a construção do contorno à aldeia, será possível integrar futuramente a rodovia à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará Mara Rosa (GO) a Vilhena (RO), facilitando todo o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro pelos portos do Arco Norte.
A pavimentação faz parte de um projeto maior, no qual Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vai executar a construção de uma rodovia contornando da área reconhecida como Terra Indígena Marâiwatsédé, pertencente à etnia Xavante. O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes, em um orçamento global na casa dos R$ 670 milhões.
“É uma obra esperada há muito tempo. Nós fizemos um entendimento com as comunidades indígenas da região e vamos garantir essa obra que vai facilitar o desenvolvimento de Mato Grosso, integrar o estado com o Pará e dar mais agilidade no escoamento da produção”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, que assinou a ordem de serviço na cidade de Porto Alegre do Norte (MT).
“Sem sombra de dúvida, a obra mais desejada de Mato Grosso é a da BR-158, que se faz através do diálogo. O diálogo com vereadores, prefeitos, com todas as lideranças e que todo mundo quis, por isso saiu”, acrescentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Faváro.
Novo PAC
A pavimentação e a construção do contorno da BR-158/MT estão entre os projetos de transportes em Mato Grosso inseridos no Novo PAC, anunciado em agosto pelo Governo Federal. No total, serão 18,8 bilhões investidos como prioridade para o estado, sendo R$ 10,2 bilhões para ferrovias e R$ 8,6 bilhões para rodovias.